ARUBA - Mai/24

04/06/2024

Aruba é um destino que ganhou meu coração! Praias de águas verdinhas e cristalinas, mar super calminho, areia branquinha e lindos pôr do sol! Ideal para quem está afim de um destino para descansar e relaxar nas águas do Caribe.  Eu combinei esse destino com Curaçao e foi uma delícia de viagem!


O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NESSE POST

Caso queira pular alguma parte, é só clicar no link abaixo para ir direto ao tópico

  1. Informações gerais (como chegar, quantos dias ficar, moeda, língua, onde ficar, como se deslocar, história, clima, quando ir) 
  2. Roteiro para quatro dias
  3. O que fizemos (roteiro detalhado)
  4. Atrações extras
  5. Restaurantes
  6. Custo total
  7. Dicas

INFORMAÇÕES GERAIS

COMO CHEGAR

Estávamos em Curaçao e resolvemos em uma só viagem fazer Curaçao e Aruba. Apesar dos dois países serem bem próximos, o único meio de transporte para ir de um para o outro é avião. 

Comprei a passagem pela companhia low cost Winair e paguei cerca de 926 reais. A viagem é curtíssima, dura cerca de 20 minutos. Ficar na janela nesse voo, rende vistas lindas do mar! :)

Na volta fiz Aruba - SP, pela Copa Airlines, com escala no Panamá. 

O que precisa para ir para Aruba:

  • Passaporte válido
  • Comprovante internacional de vacina de febre amarela
  • Cartão de imigração de Aruba - fazer antes de embarcar pelo site: https://edcardaruba.aw/ (obs: não me pediram para ver isso em nenhum lugar, mas talvez já apareça no sistema deles pelo nome)

QUANTOS DIAS FICAR

Nós ficamos dois dias inteiros em Aruba e uma tarde (no dia que chegamos) e uma manhã (no dia que fomos embora) e deu para conhecer bastante coisa! Mas fui embora com o gostinho de "queria ter ficado mais".

Na minha opinião, três dias é o mínimo para conhecer a maioria das praias e atrações. Mas se você tiver mais tempo e gostar de praia, eu super recomendo passar mais dias por lá. Eu tranquilamente passaria uma semana lá!


MOEDA

A moeda de Aruba é o Florim Arubano (AWG), usado exclusivamente em Aruba. Normalmente, 1 dólar americano é cerca de 1,80 Florim Arubano.

Apesar da sua moeda oficial ser o florim arubano, o dólar dos Estados Unidos é amplamente aceito em Aruba. Muitos cardápios, inclusive, possuem preços apenas em dólar. Na hora de pagar, você pode escolher se deseja pagar em dólar ou florim. Eu achei bem mais cômodo usar apenas dólar e não tive problema em nenhum lugar. Wise funciona super bem em Aruba e dólar em espécie também. 


LÍNGUA

A língua oficial de Aruba é o papiamento, uma língua baseada no português, espanhol, holandês e línguas africanas, com influências do inglês e de línguas indígenas locais. O papiamento é a língua mais amplamente falada e compreendida na ilha, sendo utilizada em contextos informais, comunicações cotidianas e na cultura local. Eu achei a sonoridade do papiamento parecida com o português de Portugal e consegui entender algumas palavras ou outras. 

Além do papiamento, o holandês é ensinado nas escolas e é amplamente compreendido pela população, especialmente nas áreas mais formais e administrativas. Inclusive, todas as placas estão escritas em papiamento e holandês. O inglês e espanhol também são amplamente falados, especialmente no setor turístico e nos negócios. 

Dificuldade de se comunicar é o que você não terá em Aruba, pois o país é inteiramente poliglota!


ONDE FICAR

Os locais mais comuns para se hospedar em Aruba, são:

  • Palm Beach: Uma das áreas mais movimentadas e populares de Aruba, com muitos resorts de luxo e hotéis à beira-mar (normalmente são hotéis maiores, mais verticais). Palm Beach é conhecida por sua vida noturna vibrante e possui várias opções de restaurantes e lojinhas de souvenirs. Era onde íamos quase todos os dias à noite dar uma volta. 
  • Eagle Beach: É uma outra opção popular e bem perto de Palm Beach.  Eagle Beach é conhecida por sua beleza natural e por ser uma das praias mais famosas de Aruba. O local também é repleto de hotéis e resorts, mas mais horizontais que sua vizinha Palm Beach.
  • Oranjestad: É a capital de Aruba e conhecida por sua arquitetura colorida holandesa, lojas duty-free, restaurantes e vida cultural, com algumas opções de museu por exemplo. Eu fui lá um dia à noite e na minha opinião, não é o melhor lugar para ficar, pois tem menos vida noturna e menos opções de praia perto.  
  • San Nicolaas: Se você procura uma experiência mais autêntica e fora do circuito turístico tradicional, ficar em San Nicolaas, no extremo sul de Aruba, pode ser uma opção. É onde fica a famosa praia Baby Beach.   

Dentre eles, os locais mais famosos para se hospedar em Aruba são Eagle Beach e Palm Beach. A noite é mais agitada em Palm beach; em compensação, a praia mais famosa para banho é a Eagle Beach. Eagle beach e Palm Beach ficam bem perto entre si, então escolhendo por uma das localizações, você ainda conseguirá acessar a outra facilmente.

Eu particularmente gostei mais do estilo dos resorts de Eagle beach, que são super pé na areia, com algumas acomodações inclusive tendo sido construídas na areia.

Vale a pena ficar nos resorts? Eu particularmente achei o preço dos resorts bem caros, mas estar tão próximo do mar e ter serviço de praia (cadeiras e sobra) é um diferencial, então vai depender do quanto você quer gastar na viagem e se o seu estilo é ficar mais curtindo a praia do resort ou sair para explorar a ilha.

Como estava com os meus pais, resolvi alugar uma casa que ficava entre Eagle Beach e Palm Beach. A casa é linda, com dois quartos, sala grande, um quintal delicioso e uma piscina compartilhada. Quando aluguei a casa, achei que conseguiria ir a pé para praia, porque dava cerca de 1km a pé, mas pura ilusão, porque faz muiiiito calor em Aruba e o sol é muito forte, então é bem difícil fazer as coisas a pé. Como estávamos com carro, não foi um problema, e acabamos fazendo tudo de carro. 

Preço

[2024] Pagamos 566 dólares por 3 diárias para 3 pessoas (Preço por diária: 188,6 dólares)

Piscina do Pauline's Apartments
Piscina do Pauline's Apartments
Nosso quintal privativo
Nosso quintal privativo

COMO SE DESLOCAR

Se o seu intuito é explorar as diversas praias de Aruba, eu recomendo bastante alugar um carro, pois te dará muito mais liberdade. Eu aluguei com a empresa Value, quem me indicou foi o dono da casa onde me hospedei. Eles ficam em Palm Beach e te trazem e te levam para o aeroporto. Paguei 150 dólares para três diárias em um Kia Picanto automático com seguro - preço bem mais em conta que em companhias maiores. O processo de alugar o carro com eles foi bem rápido e zero burocrático, o único ponto negativo é que o carro estava bem velhinho.

Dirigir em Aruba é tranquilo, mas um ponto curioso é que a ilha tem pouquíssimos semáforos e muiitas rotatórias. E as rotatórias são um pouco diferentes do que estamos acostumados, pois elas tem uma divisória entre as faixas de tráfego. Então você tem que se atentar à faixa que vai pegar de acordo com a saída desejada (tem placas indicando isso!). Essa foi a parte mais desafiadora para nós kk! Muitas dessas rotatórias são decoradas com esculturas. Por exemplo, existe a rotatória da bíblia, da música, dos flamingos, dos golfinhos...  

Em Palm e Eagle Beach tem várias opções também de aluguel de bicicleta e patinetes elétricos - disponíveis para alugar por aplicativo. Pode ser uma boa opção para deslocamentos mais curtos. Eu não cheguei a usar. 


HISTÓRIA

Aruba é uma ilha de área total de aproximadamente 180 quilômetros quadrados, isso é mais ou menos metade do tamanho de Belo Horizonte. Possui uma população de cerca de 115 mil habitantes. 

A história de Aruba remonta a milhares de anos, com evidências arqueológicas sugerindo que a ilha foi habitada por povos indígenas desde pelo menos 1000 a.C.  Em 1499, o explorador espanhol Alonso de Ojeda reivindicou Aruba para a Espanha durante sua expedição ao Novo Mundo. No entanto, os espanhóis encontraram poucos recursos valiosos na ilha e, como resultado, a colonização espanhola de Aruba foi limitada. Durante os séculos seguintes, Aruba permaneceu relativamente isolada e pouco povoada.

No século XVII, os holandeses conquistaram Aruba dos espanhóis e estabeleceram um assentamento na ilha. Aruba tornou-se uma colônia holandesa, parte das Antilhas Neerlandesas, e foi usada principalmente como uma base para a indústria de mineração de ouro. No entanto, quando o ouro se esgotou, a economia de Aruba entrou em declínio.

No século XIX, a economia de Aruba começou a se recuperar com a introdução da indústria do petróleo. A ilha tornou-se um importante centro de refino de petróleo.

Em 1986, Aruba se separou das Antilhas Neerlandesas (formadas por Aruba, Bonaire, Curaçao, Saba, Santo Eustáquio e São Martinho) e se tornou um país constituinte do Reino dos Países Baixos, com status de autogoverno (esse status significa que a ilha opera de forma independente, tendo seu próprio governo e constituição, mas ainda mantêm laço com os Países Baixos em questões como defesa e relações exteriores). Desde então, Aruba tem se destacado como um destino turístico popular, com uma economia baseada principalmente no turismo, além do refino de petróleo e outras indústrias. 

Aruba é conhecida pelo slogan "One Happy Island", estando essa frase escrita inclusive nas placas dos carros. Isso se deve devido à sua reputação como um destino turístico que oferece felicidade e satisfação aos seus visitantes, pela combinação do seu clima ensolarado, praias deslumbrantes, hospitalidade, cultura vibrante e ambiente seguro. 

Placa de carro em Aruba, com o slogan "One Happy Island"
Placa de carro em Aruba, com o slogan "One Happy Island"

CLIMA

Aruba é famosa por receber uma quantidade excepcionalmente alta de radiação solar ao longo do ano. Seu clima possui temperaturas quentes durante todo o ano e pouca variação sazonal. Possui um clima ensolarado (com poucas nuvens) e seco, recebendo poucas chuvas ao longo do ano. Com isso ela é um destino acessível durante todo o ano! Ela não está na rota dos furacões do Caribe. Os meses com mais chuva são setembro e outubro, mas ainda assim  a precipitação é bem baixa. 

Aruba é conhecida também por seus ventos alísios constantes, que sopram do leste durante todo o ano. Esses ventos ajudam a refrescar a ilha e a proporcionar uma brisa agradável.

Em certas áreas da ilha, é possível ver características de um clima desértico, com a presença abundante de cactos. 


QUANDO IR

Como disse acima, Aruba é um destino que dá para ir durante todo o ano. No entanto, a alta temporada ocorre durante os meses de dezembro a abril, quando é inverno no hemisfério norte. Já a baixa temporada geralmente é nos meses de maio a novembro, sendo possível encontrar preços mais acessíveis e praias menos cheias. 

Nós fomos no final de maio e foi ótimo! Tinha bastante turistas ainda assim, mas em um nível agradável e as praias não estavam lotadas. 

ROTEIRO (4 dias)

O QUE FIZEMOS

EAGLE BEACH

Eagle Beach é uma das praias mais populares de Aruba e é conhecida por suas areias brancas e águas calmas e clarinhas. O mar é de um tom de verde lindo! Vários resorts e hotéis de luxo estão localizados em sua costa.

A praia é bem ampla, o que garante que os turistas possam se espalhar. Além disso, a orla é bem extensa, o que possibilita ótimas caminhadas. Se você andar pela direita, poderá chegar em Palm Beach e se andar para a esquerda, chegará em Manchebo Beach. Eu e meu pai fizemos uma caminhada até Manchebo Beach e foi uma delícia. 

Eagle Beach é conhecida também pelas árvores Fofotis, consideradas um tesouro nacional. Elas são esculpidas pelas correntes de ventos e sempre apontam para a direção sudoeste. O melhor é que elas fazem bastante sombra então é um ótimo lugar para ficar, caso queira economizar.

Em Eagle Beach também é possível fazer várias atividades aquáticas, como jet ski (vi vários!). 

A praia possui em sua orla várias palapas (grandes sombrinhas), mas é preciso pagar para ficar nelas. O preço por uma palapa mais duas espreguiçadeira é 30/35 dólares! Eu achei o preço bem caro e resolvemos ficar debaixo das fofotis trees, já que tínhamos cadeiras de praia e foi uma ótima opção. Uma sugestão de lugar para ficar é perto do Coco Loko, pois lá vende várias bebidas e lanches e é cheio de fofotis trees perto. Eu li que em alguns lugares da Eagle Beach as palapas são públicas, mas não sei bem onde. 

Eu gostei bastante da Eagle Beach! A água é bem limpinha, mas menos cristalina do que a Baby Beach por exemplo. Uma dica é ir jantar um dia lá também. À noite tem várias opções de restaurantes mais pé na areia e é um ótimo lugar para ver o pôr do sol. 

Uma curiosidade é que de março a julho é o período em que as tartarugas botam ovos nas praias. Vimos vários ninhos protegidos ao longo da orla.

Fofoti tree em Eagle Beach
Fofoti tree em Eagle Beach
Mar verdinho em Eagle Beach
Mar verdinho em Eagle Beach
Nossa caminhada por Eagle Beach
Nossa caminhada por Eagle Beach
Estrutura dos resorts em Eagle Beach - esse se chama Manchebo Resort
Estrutura dos resorts em Eagle Beach - esse se chama Manchebo Resort

HADICURARI BEACH

Esta praia, também conhecida como Fisherman's huts, é popular entre os amantes de esportes aquáticos, especialmente kitesurfistas e windsurfistas, devido aos seus ventos e condições favoráveis. Inclusive tem um escola de kitesurfing lá.

Nós fomos nessa praia já mais à tarde, para ver o pôr do sol e vimos algumas pessoas fazendo kindsurfing!

Hadicurari Beach
Hadicurari Beach

BOCA CATALINA BEACH 

É uma praia bem mais estreitinha e que tem menos areia e mais pedras. Possui palapas públicas onde é possível ficar. Não tem estrutura de restaurante e bares perto.

Suas águas são bem cristalinas (mais do que Eagle Beach por exemplo) e boas para fazer snorkeling, já que tem bastante corais.

Eu fui nessa praia depois de já ter ficado a maior parte do dia em Eagle Beach e devo ter ficado lá por volta de 1h. Achei ela bem gostosinha e super vale a pena conhecer, mas não a escolheria como uma praia para passar muito tempo (a não ser que você tenha muitos dias em Aruba!).

Chegando em Boca Catalina e andando uns 200m para a esquerda, você chega na prainha Tres Trapi.

Boca Catalina Beach
Boca Catalina Beach
Água super cristalina em Boca Catalina Beach
Água super cristalina em Boca Catalina Beach

TRES TRAPI BEACH

É uma praia que fica coladinha na Boca Catalina Beach e dá para ir andando de uma para a outra.

Eu vi várias fotos dela antes de chegar e de fato ela é muito lindinha. Ela tem uma pequeníssima faixa de areia rodeada por uma formação rochosa. Suas águas são bem cristalinas também. No local tem placas de que lá é uma área com tartarugas, mas não tive a sorte de ver. Mas vi pelicanos por lá!  

Essa praia tem algumas palapas públicas, mas tem menos estrutura para você passar o dia lá por exemplo. Minha recomendação é conhecê-la mas não ficar tanto tempo lá. 

Tres Trapi Beach
Tres Trapi Beach
Pelicano em Tres Trapi Beach
Pelicano em Tres Trapi Beach

ARASHI BEACH

Arashi Beach foi a primeira praia que conhecemos em Aruba! Passamos lá no dia que chegamos, logo depois de almoçar, então estávamos de roupa e tudo! Como já era por volta de umas 16h, estava bem vazia e com palapas públicas disponíveis. Inclusive, lá todas as palapas são de graça, o que é ótimo! :)

Arashi Beach tem mais o estilo de Eagle e Palm Beach, com areia branquinha e uma orla mais extensa. Ela é popular entre os moradores locais, por ser mais tranquila e menos cheia do que outras praias em Aruba. 

Como minha estadia em Aruba foi curta, eu acabei não voltando em Arashi. Mas caso você tenha mais tempo, Arashi Beach é uma praia que eu recomendo para passar mais tempo! 

Arashi Beach
Arashi Beach

PALM BEACH

Entretenimento noturno:

Palm Beach à noite é uma região super animada, com muitos turistas e com várias opções de restaurantes e lojinhas para comprar lembrancinhas. A rua mais movimentada lá é a J.E. Irausquin Blvd. Não deixe de ir no Paseo Herencia Mall também, uma galeria bem bonitinha e com muitas opções de restaurantes. À noite, tem um show de luzes lá de graça. Andar à noite por Palm Beach é uma delícia e fomos mais de um dia!

J.E Irausquin Blvd à noite
J.E Irausquin Blvd à noite
Paseo Herencia Mall
Paseo Herencia Mall

Praia:

Eu fui em Palm Beach, na praia mesmo, no meu último dia em Aruba, após ter visto o nascer do sol no California Lightouse! Então chegamos lá por volta de umas 06h30 da manhã, quando ainda não tinha ninguém. Lá existem várias palapas, mas os restaurantes se apropriam delas e cobram para a utilização. Como chegamos muito cedinho, nem os restaurantes estavam abertos, então ficamos em uma palapa. Mas quando fomos embora, por volta de umas 08h, já queriam nos cobrar para ficar lá. O preço era 20 dólares por metade de uma palapa (pasmem, metade!!) e 40 dólares para a palapa inteira. Eu achei esse preço um pouco abusivo, principalmente considerando que essas palapas são públicas. E eu achei poucas áreas de sombra feitas por árvores, como em Eagle Beach, onde você tem sombra de graça kk!

Mas vamos falar de coisas boas! Palm Beach, como o seu nome sugere, possui numerosas palmeiras que adornam a sua costa. Ela é conhecida por sua água clara, areia branquinha e macia e por ser uma das áreas mais movimentadas e populares de Aruba, com muitos hotéis e resorts. Como sua orla é bem extensa, ela é ótima para fazer caminhadas (foi o que fizemos, e foi uma delícia!). Em termos de praia, Palm Beach não foi a minha favorita de Aruba, mas eu passaria mais tempo lá caso tivesse mais dias. 

Palm Beach
Palm Beach
Palmeiras em Palm Beach e Resorts
Palmeiras em Palm Beach e Resorts

RODGER'S BEACH

Nós encontramos Rodger's Beach, por acaso, quando estávamos indo para Baby Beach. Vimos um mar muito azul e paramos o carro para ver o que era. E aí encontramos uma escada com acesso para praia e uma placa sinalizando que era Rodger's Beach!

As águas de Rodger's Beach são muito claras e o mar é calmo lá. Ela é muito mais isolada e vazia do que a sua vizinha Baby Beach (vimos só uma pessoa na praia), mas em contrapartida, não tem nenhuma estrutura. Ela tem sombra feita pelas árvores ao redor. 

Passamos pouco tempo lá! Paramos só para tirar fotos e fomos para Baby Beach. 

Escadinha que dá acesso para Rodger's Beach
Escadinha que dá acesso para Rodger's Beach
Rodger's beach
Rodger's beach

BABY BEACH

Baby Beach é uma praia bem ao sul da ilha (fica cerca de 45 minutos de Palm Beach) e muito famosa por suas águas calmas e rasas, sendo um lugar popular para famílias com crianças. Ela é uma baía em formato de meia lua, então de um lado vemos o mar (mais bravo) e do outro a baía (praticamente uma lagoa), que é onde as pessoas nadam. Ela ganhou como a minha praia favorita de Aruba!!

Suas águas são super cristalinas! Baby Beach tem muitos recifes dentro da baía, a uma profundidade que ainda da pé, então é ótimo para fazer snorkeling. Perto dessas pedras e recifes, tem muitos peixes e eu cheguei a ver alguns cardumes de peixes super grandes. Para mim, foi o melhor lugar em Aruba para fazer snorkeling. O único ponto de atenção é tomar cuidado para não se machucar nas pedras e recifes, pois como eles estão no raso, você pode acabar encostando neles. 

Baby Beach tem palapas públicas em que você não precisa pagar, mas tem que chegar cedo para encontrar uma livre (chegamos por volta das 10h e já não tinha mais nenhuma). Tem opções de aluguel de barracas e cadeiras também. E tem algumas áreas de sombra formadas por árvores, que foi onde ficamos! Na praia, tem um restaurante chamado Big Mama Grill, onde você pode entrar para comer ou pedir para levar. No geral, a estrutura de Baby Beach é ótima!

Observe como a água é super cristalina
Observe como a água é super cristalina
Eu e mamis jogando conversa fora no paraíso
Eu e mamis jogando conversa fora no paraíso
Baby Beach
Baby Beach
Baby beach - as fotos não conseguem mostrar 10% da beleza desse lugar!
Baby beach - as fotos não conseguem mostrar 10% da beleza desse lugar!

Quando estiver em Baby Beach, não deixe de caminhar por lá. Nós fomos andando até a Bachelor's Beach que é uma outra baía la pertinho e beem mais vazia (não tem nenhuma estrutura).   

Bachelor's Beach
Bachelor's Beach

Quando estávamos indo embora de Baby Beach, fomos de carro até o Sero Colorado Lighthouse, um farol que fica bem na ponta sul da ilha. O local é cheio de cactos super altos e você consegue ver os dois lados da ilha! 

PS: Uma outra praia lá perto que não cheguei a ir é Boca Grandi. O mar parece ser lindo, mas é mais agitado, pois venta muito. E é um ótimo lugar para ver o nascer do sol. 

Sero Colorado Lighthouse
Sero Colorado Lighthouse
Cactos pequenininhos kk
Cactos pequenininhos kk
Sero Colorado Lighthouse
Sero Colorado Lighthouse
Na ponta sul de Aruba
Na ponta sul de Aruba

CALIFORNIA LIGHTHOUSE

Horário de Funcionamento

Todos os dias, de 09h às 17h30 (domingo até às 19h)

É um farol que fica em uma colina bem ao norte da ilha e oferece uma vista incrível do país. O mais legal é que como ele está bem ao norte, você consegue ver o mar dos dois lados e eles se encontrando na ponta. Vale demais uma visita lá.

O farol recebeu o nome do navio de carga americano "SS California", que naufragou perto da costa de Aruba em 23 de setembro de 1891. Ele foi então construído em 1910 para ajudar a evitar futuros naufrágios na área e guiar os navios com segurança através das águas perigosas ao redor da ilha. 

Hoje em dia, o farol é mais uma atração turística e é possível subir seus 117 degraus para chegar no topo. A subida é bem tranquila e é preciso pagar 5 dólares. Lá em cima venta muiiito. Caso você não queira subir no farol, ainda sim vale visitar o local, pois a vista debaixo também é linda.

No California Lighthouse fica também o restaurante Faro Blanco, onde jantamos em um dos dias. Ele tem uma vista linda da cidade e do pôr do sol. Uma dica é chegar lá por volta das 17h, subir no farol e já aproveitar para jantar no restaurante vendo o pôr do sol.

Como o farol está bem na ponta norte da ilha, é possível ver o nascer do sol de lá também. No nosso último dia em Aruba fomos lá bem cedinho e foi lindo!

Nascer do sol no California Lighthouse
Nascer do sol no California Lighthouse
Vista do topo do California Lighthouse
Vista do topo do California Lighthouse
No topo do California Lighthouse - ventando só um pouquinho kk
No topo do California Lighthouse - ventando só um pouquinho kk

ORANJESTAD

Nós fomos para Oranjestad, capital de Aruba, um dos dias à noite. Paramos no estacionamento do Renaissance Marketplace, que é de graça à noite. 

A região é um porto, então tinha inúmeros barcos e lanchas parados lá. Fomos no Renaissance Marketplace, um shopping com várias opções de restaurantes e com bastante movimento. Depois fomos caminhando pela rua Lloyd G. Smith Blvd, que é onde tem a plaquinha "I love Aruba" e alguns prédios históricos. 

Se eu tivesse mais tempo, teria ido lá de manhã também, pois saem alguns walking tours e você pode fazer um passeio de bondinho (de graça!). O bonde faz seis paradas em monumentos e museus ao longo do trajeto, além das mais importantes áreas comerciais. 

Lugares que eu não fui mas que você pode conhecer:

  • Fort Zoutman (abriga o museu histórico de Aruba)
  • Mercado flutuante de peixe (L.G. Smith Boulevard)
  • Rua principal de compras (Caya G.F. Betico Croes) - é onde tem edifícios de arquitetura colonial holandesa também. 
Oranjestad - Flamingos e o porto atrás
Oranjestad - Flamingos e o porto atrás
Renaissance Marketplace
Renaissance Marketplace
Rua Lloyd G. Smith Blvd
Rua Lloyd G. Smith Blvd

ATRAÇÕES EXTRAS

  • Parque Nacional Arikok: Quase 20% do território de Aruba faz parte do Parque Nacional Arikok. O parque conta com uma série de atrações como cavernas, desenhos rupestres indígenas, formações geográficas incomuns,  trilhas, praias isoladas como Moro, Boca Prins e Dos Playa e piscinas naturais. Para chegar até lá, você pode comprar um passeio nas agências de turismo local ou alugar um carro e ir por conta própria (mas é recomendado ser um carro 4x4). Eu fiquei com muita vontade de conhecer esse parque e se tivesse uns dias a mais, com certeza iria. 
  • Mangel Halto Beach: Essa praia estava na minha lista de lugares para visitar, mas acabei esquecendo de ir. Ela fica no caminho para ir para Baby Beach. É uma praia mais tranquila e isolada, longe das áreas turísticas mais movimentadas da ilha. Suas águas são rasas e calmas, protegidas por uma barreira de manguezais que cria uma lagoa rasa e tranquila. É um destino popular para snorkeling. 
  • Renaissance Island: É uma ilha privada, pertencente ao Renaissance Aruba Resort & Casino. O acesso à ilha é exclusivo para os hóspedes do resort, que podem chegar lá através de um passeio de barco gratuito que parte do lobby do hotel. A ilha possui duas praias principais: a Iguana Beach, no lado do resort, e a Flamingo Beach (onde é possível observar flamingos cor-de-rosa que habitam a ilha), no lado oposto da ilha. Para ir até lá ou você precisa se hospedar no resort ou pode comprar um day pass. 
  • Fábrica de Aloe: É uma atração popular que oferece aos visitantes a oportunidade de aprender sobre a produção e os benefícios da aloe vera, uma planta suculenta conhecida por suas propriedades medicinais e terapêuticas. A aloe vera tem sido cultivada em Aruba há séculos e é uma parte importante da história e da economia da ilha. A fábrica de Aloe foi fundada para processar e transformar as folhas de aloe vera em uma variedade de produtos, incluindo géis, loções, cremes e sucos.
  • Museu Histórico de Aruba: Está localizado em Oranjestad e conta sobre a história e cultura de Aruba desde os tempos pré-colombianos até os dias atuais.
  • A ilha conta com várias opções de passeios também, como jipe, UTV, submarino. Caso tenha interesse, dê uma olhada em https://depalm.com/.

RESTAURANTES

De forma geral, achei bem caro comer em Aruba!

Sugestões de restaurantes por localidade:

Restaurantes em Palm Beach:

Obs: A rua com mais opções de restaurantes em Palm Beach é a J.E. Irausquin Blvd. Então caso esteja na dúvida de onde ir, vá andando por lá e pare no restaurante que preferir. 

  • Salt & Pepper Tapas Bar e Restaurant: Ele fica no Arawak Gardens e Shopping Malls. Eles servem tapas e pratos principais. Pedimos de entrada mozzarella sticks (7,5 dólares), eu comi um hambúrguer vegetariano (12 dólares), minha mãe uma pasta carbonara (22,5 dólares) e meu pai um schnitzel de frango (25 dólares). No total pagamos 81 dólares. Todos os pratos vieram bem servidos e estavam bem gostosos. Acho que foi o restaurante mais em conta de Aruba que eu fui! 
  • Paseo Herencia Mall:  É um shoppingzinho com várias opções de restaurantes. Tomamos um sorvete (8 dólares). Mesmo que você não queira jantar por lá, vale a pena passar para conhecer.
  • Arawak Gardens e Shopping Malls: É uma galeria com várias opções de restaurante, como o Salt & Pepper Tapas, que eu fui, e o Fishes and more que me tinha sido recomendado também. 
  • Outras opções que me recomendaram mas não tive a oportunidade de ir: The Sopranos piano bar, The Old Cunucu House Aruba (tem comidas típicas), MooMba Beach.

Restaurantes em Eagle Beach: 

  • Elements: · É o restaurante do Manchebo Resort. Ele tem um deck na areia, o que garante uma vista linda para o mar e para o pôr do sol. Eu fiz reserva antecipadamente. O menu não é super vasto, mas conta com algumas opções veganas e umas seis opções de pratos principais com carne. Meu pai comeu um prato de carne de porco (38 dólares) e eu e minha mãe um macarrão com almondegas veganas (24 dólares cada). A conta deu 111 dólares para três pessoas. Todos gostamos dos nossos pratos. 

Restaurante no California Lighthouse:

  • Faro Blanco: O restaurante é maravilhoso e tem uma vista da cidade e do pôr do sol perfeita! Precisa fazer reserva. Marcamos às 18h para conseguir ver o pôr do sol. O menu tem algumas opções veganas. Pedimos um penne alla vodka (29 dólares), frango à parmegiana (37 dólares) e um risotto primavera (32 dólares). Todos os pratos vieram bem servidos e estavam gostosos, mas nada excepcional. A conta ficou em 115 dólares, um pouco caro, mas a vista vale a pena. Estava tocando música ao vivo.

Supermercado próximo à Palm-Eagle Beach:

  • Superfood: É um supermercado bem grande que fica em Eagle Beach. Compramos petiscos para levar para praia e pães e frios para comer de café da manhã (ajuda bastante a economizar!)
Faro Blanco no California Lighthouse
Faro Blanco no California Lighthouse
Pôr do sul no Elements em Eagle Beach
Pôr do sul no Elements em Eagle Beach

Comidas Típicas Arubanas:

  • Cervejas locais: Balashi e Chill
  • Drink típico: Aruba Ariba (tomei e achei bem gostoso!)
  • Keshi Yena: É um prato local e consiste em meio queijo Gouda recheado com uma mistura de carne, cebola, pimentão, passas, azeitonas e especiarias. O queijo é então assado no forno até ficar bem derretido e saboroso [obs: não encontrei esse prato na maioria dos lugares que fui, acredito que deva ter em algum restaurante de comidas típicas arubanas]. 
  • Pastechi: São pastéis fritos ou assados, recheados com uma variedade de ingredientes, como carne, queijo, frango ou peixe. São uma opção popular para lanches rápidos.
  • Funchi: Este é um acompanhamento básico na culinária de Aruba, semelhante à polenta, feito de farinha de milho e água. O funchi é servido em pedaços ou em forma de mingau e é frequentemente acompanhado por peixe, carne ou molhos. 
Drink Aruba Ariba
Drink Aruba Ariba

CUSTO TOTAL

Quanto custa ir para Aruba?

Este é um resumo de custos que tivemos em Aruba em maio de 2024. Estávamos em 3 pessoas e ficamos 4 dias no total (2 dia inteiros). 

No custo está incluso a passagem Curaçao-Aruba, mas é um custo opcional.

DICAS

  • Acesso a internet: Como meu celular aceita e-sim, eu fiz um plano da Ubigi, que tinha cobertura em vários países do Caribe. Paguei 36 dólares para 3GB, com validade por 30 dias. 
  • Para conhecer mais sobre Aruba, acesse o site oficial do país: https://www.aruba.com/br 
  • Nós levamos o nosso Snorkel do Brasil, pois nos disseram que comprar lá seria mais caro (comprei no mercado livre)
  • Eu levei do Brasil sapatilhas aquáticas/neopreme para usar no mar, já que iria em Curaçao também. Em Aruba eu achei menos necessário, pois as praias normalmente tem menos pedras e corais. Mas ainda assim foi útil e eu recomendo - ela é ótima para caminhada também, pois a areia em Aruba fica muito quente.  
  • Tome cuidado com o Sol! A radiação solar em Aruba é extremamente alta. Eu fiquei queimada praticamente todos os dias, mesmo passando protetor solar 50 e repondo algumas vezes durante o dia. Eu recomendo uma blusa de proteção uv de manga comprida.