SAN SALVADOR(EL SALVADOR) - Nov/23
SAN SALVADOR(EL SALVADOR) - Nov/23
Fui para San Salvador à trabalho, para ficar cinco dias na Cervecería La Constância. Sempre que viajo à trabalho, tento passar uns dias a mais para conhecer a cidade. Mas como tinham nos falado que é um país muito violento e estávamos em apenas duas meninas, resolvemos não passar mais tempo.
Me arrependi? Sim!
Conversando com pessoas locais, me
disseram que é preciso sim tomar cuidado, mas que as zonas turísticas são
seguras. Além disso, San Salvador tem
muitos lugares com belezas naturais, como ir em vulcões, nas praias... então
fiquei com aquele gostinho de "gostaria de ter conhecido mais".
Como eu trabalhava o dia inteiro,
o meu turismo dessa vez foi um pouco mais noturno e é o que eu vou relatar
aqui.
O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NESSE POST
Caso queira pular alguma parte, é só clicar no link abaixo para ir direto ao tópico
- Informações gerais (como chegamos, moeda, onde ficamos, como se deslocar, história, clima)
- O que fizemos (roteiro detalhado)
- Atrações extras
- Restaurantes
INFORMAÇÕES GERAIS
COMO CHEGAMOS

Fomos de avião de São Paulo para San Salvador e não tem opção de vôo direto. Então na ida e na volta paramos em Bogotá. Saimos 07h45 da manhã de SP e chegamos 18h30 em San Salvador (lá tem o fuso de 3h a menos que no Brasil).
Chegando lá, pegamos um táxi que tínhamos agendado com o hotel (a empresa que faz o serviço chama Grupo 3 tours). Ficou cerca de 30 dólares. Existe serviço de uber também, quando olhei no aplicativo estava por volta de 35 dólares. Então achei agendar taxi uma melhor opção. O aeroporto fica cerca de 1h do Hilton Hotel.
MOEDA
Quando procurei no google qual é a moeda de El Salvador, apareceu que é Bitcoin, o que para mim, é muito maluco. Conversando com pessoas locais, me contaram que esse movimento começou em 2021 e que virou obrigatório aceitar bitcoins em todos os lugares. Os estabelecimentos tinham que ter tipo uma maquininha que aceitava bitcoins. Mass, a moda nunca pegou muito. Primeiro pela complexidade, imagina explicar para pessoas mais simples o que é uma criptomoeda. "Quanto custa essa água? 0,00072 bitcoins". Isso é caro ou não? kk. O segundo, porque o preço variava muito. Então as pessoas vendiam um produto por x e quando faziam a conversão para dólar estava x/2 por exemplo, o que tornava difícil definir preços.
Atualmente existem alguns lugares que aceitam bitcoins, mas não são todos. Me disseram que no aeroporto tem uma máquina onde é possível entrar com sua conta de cripto e sacar em dólar.
A
moeda aceita em todos os lugares é o dólar americano. A economia de El Salvador
foi dolarizada em 2001, como uma medida para estabilizar a economia e combater a inflação.
Fomos com o cartão WISE e Visa e eles foram aceitos em todos os lugares (alguns apenas tinham valores mínimo, como
três dólares). Sacamos dólar nos caixas eletrônicos usando o WISE também.
De forma geral, como a moeda é o dólar, eu achei as coisas bem caras. Comida, acomodação... achei os preços
similares aos do EUA inclusive.
ONDE FICAMOS
Preço
[2023] Pagamos 720 dólares por 6 diárias em um quarto individual, com café da manhã incluso (Preço por diária: 120 dólares)
O hotel é bom, está bem localizado, tem piscina, os quartos são grandes e o café da manhã tem muita variedade. O que mais gostei foi que tem uma passarela dentro do hotel que te leva direto para a Plaza futura, uma galeria cheia de opções de restaurantes. O hotel faz muitas festas e eventos então ele está sempre cheio de gente, mas isso não nos atrapalhou.
Só achei o valor bem caro, principalmente comparando o preço com outros países da América Latina.
COMO SE DESLOCAR

San Salvador possui uber, então pegamos alguns por lá e não tivemos problemas. O hotel que eu estava também tinha serviços de agendamento de táxi - inclusive eles próprios podiam pagar o taxista e adicionavam o valor na fatura do hotel. Para lugares mais longe, recomendo esse tipo de serviço, pois pode ser difícil encontrar uber para voltar e eles podem acabar pedindo um valor por fora.
Eu achei o trânsito lá beem ruim e demorávamos bastante em trechos que não eram tão distantes. Além disso parece que o país está um pouco atrasado em relação ao Brasil nas leis de trânsito. Era muito comum ver pessoas andando nas carroceiras das caminhonetes.
Um fato curioso é que eu vi muitos seguranças com armas nas ruas, em frente das lojas e nos transportes. Nessa caminhonete da foto ao lado por exemplo, tinha um segurança no meio deles, em pé, com uma arma.
HISTÓRIA
El Salvador tem uma população de aproximadamente 6,5 milhões de pessoas e San Salvador, sua capital e cidade mais populosa, possui 2 milhões de pessoas. San Salvador está localizada no centro de El Salvador, em um vale cercado por montanhas vulcânicas. É considerado o centro econômico, político, cultural e social de El Salvador. O país é o menor da América Central em área territorial e o único que não é banhado pelo Mar do Caribe, tendo apenas costa pacífica.
Antes da chegada dos colonizadores europeus, a região que agora é El Salvador, era habitada por várias culturas indígenas, incluindo os maias e os pipiles. A colonização espanhola em El Salvador começou no início do século XVI e El Salvador fazia parte da Capitania Geral da Guatemala. A economia da região era baseada na produção agrícola, especialmente na produção de café, açúcar e índigo (corante natural extraído de folhas de plantas).
El Salvador conquistou sua independência em 1821, como parte do processo de independência das colônias espanholas na América Central. De 1980 a 1992 El Salvador enfrentou uma guerra civil entre o governo salvadorenho e várias facções guerrilheiras.
El Salvador era considerado um país extremamente violento (o auge da violência foi em 2015) e comandado por facções. O número de homicídios era 107 para 100 mil habitantes (no Brasil é cerca de 20). Em 2019, um novo presidente foi eleito, Nayib Bukele. Bukele é conhecido por ter reduzido muito o crime organizado. O número de homicídios caiu de 107 a cada 100 mil habitantes para 2,4. No entanto, suas políticas muitas vezes são questionadas por irem contra os direitos humanos. Durante o seu mandato ele abriu estado de exceção pela violência, o que lhe deu um tanto de poderes, como fazer julgamentos coletivos e sem direito a advogado; pessoas podem ser presas por vários motivos, até mesmo por terem uma tatuagem ou por ficarem nervosas em abordagens policias. Ano passado (2023) eles inauguraram a maior prisão do mundo e o país tem o maior percentual de detentos do mundo. Não há visitas e contatos com os presos e os seus familiares muitas vezes nem sabem se eles estão vivos. Bukele foi controlando todas as Instituições e recentemente foi reeleito, o que era proibido pela legislação. El Salvador está desde 2022 em estado de exceção, já renovada 11 vezes. O presidente diz que o regime de exceção só vai terminar quando a última pessoa da última facção for capturada. Não da para negar que o país é outro e que a violência reduziu muito, no entanto, a forma de chegar a esse fim é um pouco controversa.
CLIMA
San Salvador está localizado acima da linha do Equador, ou seja, no hemisfério norte. Ao longo do ano, a temperatura varia de 17ºC a 31ºC. O mês mais quente do ano é abril (com máxima de 30ºC e mínima de 20ºC) e o mês mais frio é janeiro (com máxima de 29ºC e mínima de 18ºC). A temperatura varia pouco ao longo do ano. O período de chuvas é de maio a outubro, sendo setembro o mês com mais dias de chuva.
Lembrando que como estava a trabalho, a maioria dos programas foram noturnos!
Esses foram os lugares que fomos (click no link para já ir direto para ele):
PLAZA FUTURA
É uma galeria com várias opções de restaurantes (e que fica bem próxima do Hotel Hilton). Fomos no Starbucks, no La Pastaria e no Rooster. Na data da nossa visita, o Natal já estava próximo, então a praça estava toda enfeitada e no domingo a tarde tinha um telão passando um filme Natalino e várias pessoas ali assistindo. Achei o local bem agradável.


PLAZA VOLCÁN
A Plaza Volcán é um local que fica na base do vulcão San Salvador, a 1350 metros de altura, o que garante uma ótima vista da cidade. E não fica muito longe, cerca de meia hora de carro do Hotel Hilton, caso não pegue trânsito - nós gastamos quase 1h. Fomos até lá de vã - com a que já estava nos levando para o trabalho - e pagamos 75 dólares para 11 pessoas. É possível ir de uber, mas pode ser meio difícil encontrar uber para voltar, então é melhor tentar agendar um taxi ida e volta no próprio hotel.
O local tem um pequeno mirante e algumas opções de restaurantes. Fomos no La Carnita. Lá abre todos os dias e fecha por volta das 22h.
Eu gostei bastante de ir lá e é lindo ver a vista toda iluminada da cidade. Se estiver com mais tempo, aproveite para ir no entardecer, pois o local é rodeado de montanhas que não consegui ver pois já era noite. Também existe a opção de ir no Parque Nacional El Boquerón que fica lá perto.



PLAYA EL TUNCO
Na sexta feira, saímos um pouco mais cedo da cervejaria e fomos todos
para a Playa El Tunco. Seria o único passeio que eu conseguiria fazer que não
seria de noite, então estava empolgada. Saímos da cervejaria às 3 da tarde,
passamos rapidamente no hotel só para deixar as mochilas e tan dan.... chegamos na
praia às 18h30 da noite, quando o sol já tinha se posto e estava escuro. É, não
foi dessa vez que eu consegui conhecer San Salvador com luz...
O trânsito de San Salvador consegue ser incrivelmente ruim... o trajeto hotel - praia sem trânsito é cerca de 1h e gastamos 2h15. Uma das pessoas do nosso grupo chegou antes e tirou lindas fotos do pôr do sol, então saia mais cedo e não perca essa atração :)
Mesmo sem pôr do Sol, eu gostei
muito de conhecer a Playa El Tunco. O local é bem turístico e bem noturno
também. Tem um deck de madeira na orla da praia cheio de restaurantes e com
músicas animadas. Jantamos no Pargos Restaurante - que não era o dos mais
animados - e depois fomos dar uma caminhada no local e entramos no Kako's
gastrobar, onde estava tocando músicas e era um local mais de bebidas.
A praia se chama El Tunco por causa de uma rocha bem grande que tem no mar, que se assemelha a um porco-espinho (ou "tunco" em espanhol).
Obs: Para ir até a praia eu recomendo fecharem um serviço de transporte com o hotel. Como a praia é mais afastada, disseram que pode ser difícil conseguir uber para voltar.




CERVECERÍA LA CONSTÂNCIA
O objetivo da minha viagem foi
fazer um workshop na Cervejaria La Constância, então não poderia de deixar
registrado aqui um pouquinho desse local. A cervejaria é de 1906, uma das mais antigas de El Salvador. Ela produz a
Pilsener, uma das cervejas mais tradicionais do país. Não deixe de tomar
uma quando estiver por lá! ;)



- Parque Nacional El Boquerón: É um parque onde você pode fazer trilhas e chegar até a borda da cratera do Vulcão de San Salvador. O local parece ser maravilhoso e fiquei com vontade de conhecer!
- Centro histórico: É uma área rica em arquitetura colonial. Conheça a Plaza Barrios, a Catedral Metropolitana e o Palácio Nacional.
- Playa La Libertad
- Puerta del Diablo: É um parque famoso por uma formação rochosa que se assemelha a um portão do diabo. O local permite uma vista panorâmica bem bonita.
- Volcán de Santa Ana: É o pico mais alto de El Salvador, com uma altitude de aproximadamente 2381m acima do nível do mar. Fica no estado de Santa Ana e é uma das atrações maus populares do país. No topo do vulcão é possível ver a cratera, que possui um lago verde brilhante no fundo.
Sugestões de restaurantes por localidade:
Plaza Futura:
- La Pasteria: Restaurante italiano, mas estilo fast food. Você paga 9 dólares e pode comer o que quiser - e quantas vezes quiser - de um cardápio com várias opções de pasta, bruschetas, pizzas e sopas. Achei o custo benefício bom, mas não vá esperando o melhor macarrão da sua vida!
- Rooster: É um local de hambúrguer e pizza. Pedimos um hámburguer vegetariano e uma pizza de cogumelos e ambos estavam gostosos. Pagamos 29 dólares para duas pessoas.
Plaza Volcán:
Las Carnitas: Como o nome sugere, tinha principalmente pratos com carnes, então eu como uma boa vegetariana, pedi guarnições - batata frita, legumes assados, arroz e o feijão típicos deles (que tem a textura de um purê). Veio super bem servido e estava gostoso. A vista do restaurante é linda! Paguei 13 dólares.
Playa El Tunco:
- Pargos Restaurante: Ele fica um pouco antes da parte mais movimentada da Praia, mas dá para ir caminhando até lá tranquilamente. Tem uma bela vista do mar. Tinha poucas opções vegetarianas, a maior parte dos pratos era carne com guarnições. Acabei comendo um macarrão com legumes, estava bom, mas achei o restaurante caro. O meu prato foi 18 dólares.
- Kako's Gastrobar: Um lugar mais animado, com música e mais para beber e menos para comer. Pagamos cerca de 5 dólares para entrar.
Geral:
Pupuseria Suiza: Foi o local que escolhemos para experimentar as famosas pupusas. Pedi duas, uma de massa de arroz recheada com feijão e queijo e outra com massa de milho recheada com cogumelo e queijo. Aproveitamos para experimentar uns sabores de sucos que não temos no Brasil - rosa da jamaica e nance . O problema é que eles vieram com muita açúcar, então não deu para sentir tanto o sabor da fruta. Eu gostei do restaurante e recomendo! Paguei 6 dólares.
Não fomos nesses restaurantes abaixo, mas pessoas de El Salvador haviam me recomendado:
- El lomo e la aguja
- Humo
Comidas Típicas de El Salvador:
- Pupusas: Provavelmente o prato mais famoso de El Salvador, as pupusas são uma espécie de tortilla recheadas com queijo, feijão, carne ou uma combinação desses ingredientes. Elas são geralmente acompanhadas de curtido (uma salada de repolho fermentado) e molho de tomate.
- Plátanos Fritos: Banana da terra maduras cortadas em fatias e fritas até ficarem douradas.
- Frijol Refrito: São feijões refritos. Eles primeiram cozinham o feijão até ficarem macios. Em seguida eles são amassados, formando um purê grosso. Depois disso o feijão é adicionado a uma panela com olho e temperos e mexido constantemente, até que a mistura engrosse. Ele é um acompanhamento popular para muitos pratos.



